5 Ferramentas gratuitas para designers

Listamos aqui algumas ferramentas que podem lhe ajudar no dia a dia, seja você freelancer ou não. Design é uma área que as ferramentas de trabalho são um pouco caras e por isso precisamos pesquisar outros meios de adquirir recursos sem tirar tanta grana do bolso. Seja aquele template, aquela fonte, um tutorial, ou aquele tema free version, a internet vem ajudando bastante nesses tópicos. Ainda mais quando o assunto é ferramenta para trabalho. Vamos à lista!


1 – Font Squirrel

font squirrel

Ótimo catálago tipográfico com fontes para uso comercial. O fontsquirrel lista para você uma boa quantidade de fontes de ótima qualidade e totalmente free. Alguns links levam ao site do proprietário, mas a maioria das fontes o download é feito de maneira prática pelo próprio site do font squirrel. Possui um sistema de filtros na barra lateral que separa todo o tipo de família tipográfica: Serif, sans serif, caligraphic, handdraw, script, etc. Além da prévia na lista de fontes, você conta também com uma função de test drive onde digitando um texto qualquer você consegue visualizar como esse texto ficará composto utilizando a tipografia escolhida.

 

2 – By People

bypeople

Apanhadão sinistro de fonts, templates, tutoriais, dicas, plug-ins, etc. Uma ótima biblioteca de informações e recursos para deixar salvo aí na sua barra de favoritos.

 

3 – Pictaculous

Moço, coisa linda Deus isso aqui, viu?! Você faz upload de uma imagem qualquer (quanto maior a resolução, melhor os resultados) e feito isso, o site disponibiliza pra você sugestões de paletas de cores do Adobe Color CC e Colourlovers, duas comunidades onde pessoas do mundo inteiro criam paletas de cores. E pra completar, o diacho do site ainda disponibiliza para download um arquivo .aco, uma paleta de cor utilizada pelos softwares da Adobe.  Pra quem ta na dúvida em qual cor usar para determinada composição, ou simplesmente melhorar aquela paleta de cor criada para determinado projeto, esse site é uma mão na roda no layout.

 

4 – Dribble

dribbleUma espécie de rede social para designers. No Dribble, você pode postar algum trabalho em andamento e os usuários podem dar sugestões e opinar. É uma ótima ferramenta de divulgação também, pois pessoas que buscam contratar designers também fazem parte da comunidade. Vale a pena ter uma conta e ficar por dentro das novas tendências do design, obter algumas referências e até mesmo ter novos contatos.

5 – Dropbox

dropboxQuando surge aquele freela e você precisa apresentar a proposta pro cliente, ou simplesmente quer acessar seus arquivos e trabalhar em outro computador, um armazenamento na nuvem vem a calhar. Bem, o dropbox é isso, uma ferramenta de armazenamento online que possibilita o acesso de arquivos em qualquer local, com conexão a internet. Possui aplicativo tanto para android quanto para ios, sistema de pré-visualização, reprodução de arquivos em video e compartilhamento de arquivos/pastas através de links que podem ser enviados por email.

Compartilhe

Deixe uma resposta