Anatomia da tipografia

Antes de mais nada vamos conhecer o significado da palavra anatomia, segundo o dicionário online Aurélio (na minha rua tinha um senhor chamado Aurélio, manjava muito das coisas, às vezes penso que colocaram esse nome no dicionário em homenagem a senhor Aurélio).

1. Arte de dissecar as partes dos corpos organizados para lhes estudar a estrutura.
2. Ciência obtida por essa arte.
3. Obra de anatomia.
4. Análise.
5. Conformação do corpo.

Pois é, a arte está praticamente em tudo. “A arte de dissecar”, e é isso que iremos fazer aqui. E é possível dissecar os tipos?

Como todo ofício, a tipografia emprega diversos termos técnicos que envolve a sua prática. O campo de estudo é vastos e muitos autores ja trataram do assunto. Fuçando na internet você também irá encontrar inúmeros artigos e páginas da web que tratam do assunto. Certos termos se divergem, mas procuraremos utilizar aqui os mais comuns na prática da tipografia.

Traço

Simplesmente um traço que define a forma básica das letras.

traço

Haste

Traco vertical ou oblíquo mais evidente da letra.

haste

Ascendente

Parte da haste das letrasem caixa-baixa que vai além da linha de média (explicaremos linha média mais abaixo).

ascendente

Descendente

 

Diferente das ascendentes, as descendentes são as partes da letra em caixa-baixa que vão abaixo da linha de base.

descendente

Barra

Temos a barra de ligação que liga duas hastes como nas letras A e H. Temos também a barra transversal que corta a haste horizontalmente como nas letras f e t

barra

Bucho Bojo

Linha curva que define uma contraforma (parte interna do tipo)Pode ser aberto ou fechado.

bojo

Braço

Traços que se originam na haste principal e podem ser horizontais ou oblíquos. Presentes nas letras E, F, T, Y, K.

bracos

Linha de base, média e altura-x

Linha de base é aquela que define a base visual das letras.

Linha média é aquela que define a altura da letra das letras.

Altura-x como o próprio nome diz, é a altura da letra x. Referência importante na altura das minúsculas comparada com a altura das maiúsculas.

linhas

Serifa

Terminações retas ou oblíquas nas extremidades do traço. Detalhe importante na composição das letras, é utilizado também nas classificações tipográficas.

serifa

Cunha

Espécie de uma semi-serifa utilizada em alguns traços curvos.

Cunha

Ligatura

Caractere formado pela combinação de dois ou mais caracteres. Há quem não adota muito as ligaturas alegando perca de legibilidade, particulamente acho interessante a junção e dá aquele charme que só uma ligatura saber fazer.

ligatura


Tratei aqui de formas resumida algumas terminologias do mundo tipográficos. Há um vasto material que aborda esse assunto, tanto na internet, quanto nos livros. Quanto mais conhecemos os tipos, mais rica fica as composições que criamos. Cada tipo tem sua personalidade e cabe ao designer respeitar isso. Sabemos o quanto é trabalhoso criar uma família tipográfica com suas proporções, medidas e detalhes para que no final tenhamos tipos com personalidade própria e originalidade. Abraço a todos!

Fonte: tipográfos.net

John Kane. Manual dos Tipos

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta