Efeito Pop Art

O Pop Art foi um movimento predominantemente americano e britânico que começou a tomar forma em 1950, quando alguns artistas começaram a representar nas suas obras os símbolos dos produtos de consumo das massas. É pois, uma crítica a sociedade de consumo capitalista, e sua iconografia era a da televisão, do cinema, da fotografia, dos quadrinhos e da publicidade. Apesar de ser uma crítica aos objetos de consumo, o pop art necessitava e se apoiava nesses objetos para se inspirar, o que ocorreu, em alguns casos, o aumento do próprio consumo de alguns produtos.

Deixando a história e partindo pro tutorial, vamos hoje “arranhar”  um pouco de pop art utilizando o Photoshop e seus filtros. Vocês podem baixar a imagem que utilizei para demonstração clicando no botão abaixo: Falcao


Primeiro passo: Trabalhando em uma cor

Feito o download, clicando no link acima, abra-o no Photoshop. Vá no menu Layer > New Adjustment Layer > Threshold e clique em Ok. E coloque o valor do Threshold level em 75. Depois vá em Layer > DuplicateLayer (Ctrl+J / Command+J) e depois em Filter > Filter gallery > sketch > stamp. Deixo o light/dark balance em 26 e clique ok. Crie um layer mask Layer > Layer Mask > From transparency. Utilize a ferramenta brush (B), com hardness em 100 e com a cor preta pinte as áreas que deseje remover o efeito do filtro, eliminando o excesso de detalhes. Crie máscaras tanto na camada do Threshold quanto na camada duplicada que aplicamos o filtro Stamp e vá corrigindo os excessos.

passo1

 

Segundo Passo: Dividindo a imagem

Vamos agora separar as áreas da imagem para aplicação das cores. Existem várias maneiras de se criar seleções no Photoshop. Se você utiliza um mesa digitalizadora o processo fica mais fácil ainda. Pra quem vai de mouse você pode utilizar a Pen tool (P) e ir vetorizando a área desejada. Com a pen tool você pode alternar com a tecla ctrl/command para a ferramenta direct selection e ajustar os pontos que você criou. Outro método é utilizando o quick mask (Q) pintando a área desejada com a ferramenta brush (b), pressione a tecla Q para sair do modo de edição e em seguida inverta a seleção pressionando ctrl+shift+i.

passo3

 

Terceiro passo: Colorindo

Independente do modo que escolheu para criar uma seleção, crie uma seleção no óculos e vá em Layer > new fill layer > solid color. Vamos preencher com vermelho. Repita o processo no rosto, cabelos, paletó, gravata e o famoso girassol. Utilize cores vibrantes características do movimento Pop Art.

passo3

 

Quarto Passo: Blend Mode

No painel layer, utilize os vários modos de mesclagem de camada localizado ao lado do ajuste de opacidade (Opacity). Por padrão vem escrito Normal. Coloque as layers de preenchimento sólido no modo Multiply (exceto a que preenche o óculos) para revelar os detalhes que criamos com os efeitos iniciais. Caso queira ajustar os preenchimentos você pode clicar na sua respectiva máscara (ícone em preto e brando ao lado do quadrado de preenchimento) e utilizar a ferramenta brush. Lembrando que a cor branca revela a camada e a cor preta esconde. Redefina a área colorida e faça ajuste de acordo com a sua necessidade.

passo4

 

Quinto passo: a beleza está nos detalhes

Um toque final. Crie uma textura, uma espécie de retícula nos preenchimentos. Duplique a camada desejada (no meu caso a camada de preenchimento do paletó), vá em Filter > pixelate > color halftone, deixe o max radius em 8 e clique em ok. Coloque overlay no blend mode da camada. Repita o processo em todos os preenchimentos e experimente outros blends mode com variações na opacidade.

passo5

 

Sexto Passo: Criando variações

Se você ainda tem sede de mais pop art, crie variações com uma maneira bem simples! Vá em layer > new adjustment layer > hue/saturation. Apenas arraste o cursor da opção hue para esquerda ou para direita e teremos uma variação completa das cores que pintamos a composição. Experimente modificar outros valores de brilho e saturação, os blends mode ou até mesmo outros filtros. O ideal é tentar variações e outros métodos de se chegar ao resultado desejado. Espero que tenham gostado, mais tutoriais estão por vir. Abraços a todos!

passo6_

Compartilhe

Deixe uma resposta