O que é o manual de identidade visual

As vezes alguns clientes me perguntam o que é, para quê serve e se preciso de um manual de identidade visual. Bem, são perguntas comuns e iremos sanar essas dúvidas de maneira sucinta.

O que é?

captura-de-tela-2016-12-02-as-20-13-10

O manual de identidade visual é o conjunto de regras e elementos institucionais que irão reger de diversos itens (cartões de visita, papel timbrado, envelopes, etc) que a marca irá se aplicar. Ele será um norteador de implementação e manutenção do projeto.

Para quê serve?

Basicamente o que foi dito anteriormente, serve para nortear as aplicações da marca, configurando como um gerenciador para o uso da marca, para que não aja nenhuma perca de identidade. O manual irá determinar por exemplo, a redução mínima que marca pode sofrer, o espaço mínimo ao redor da marca, as fontes e as cores padrões, dentre outras coisas. Gilberto Strunk em seu livro cita:

Uma identidade visual é uma coisa viva, que está sempre em constante aperfeiçoamento e atualização.

Eu preciso de um manual de identidade visual?

captura-de-tela-2016-12-02-as-20-13-05

Acredito que essa resposta deve primeiro ser respondida pelos próprios clientes. Dependo das necessidades de aplicações, possa sim, haver necessidade de um manual. É importante salientar que a criação da marca se extende as suas aplicações, sejam elas: cartões de visitas, timbrados, sites, etc. O designer deve projetar uma marca não apenas baseadas em conceitos e pré-requisitos do cliente, mas também as necessidades futuras, como um banner, ou uma página com um fundo escuro ou claro demais. Pensar nas limitações de impressão/reprodução da marca em diversos itens. Por essas e outras questões, se faz necessário um manual de uso da marca.

Mas afinal, quais itens possui o manual?

captura-de-tela-2016-12-02-as-20-12-53

Para responder essa pergunta, deixarei disponível nesse LINK o manual de identidade visual dos escoteiros do Brasil.

Cada manual tem sua particularidade, vai das necessidades de cada cliente. Mas é importante saber sua importância, e dar continuidade aogerenciamento da sua marca. Caso ainda tenha dúvidas, me envie um email, será um prazer poder ajudá-lo.

 

Fontes: Gilberto Strunk: Como criar identidades visuais para Marcas de sucesso
Manual de identidade visual Adobe

 

Compartilhe

Deixe uma resposta